3 de novembro de 2014

Cesárea Eletiva x Parto Natural Humanizado

Cesárea Eletiva - tu sabe o dia e hora que o teu filho vai nascer.

Parto Natural - o dia que o teu filho vai nascer é surpresa.

Cesárea Eletiva - tu pode se arrumar toda para o momento da cirurgia.

Parto Natural - tu pode até se arrumar, mas durante o trabalho de parto isso não terá a menor importância.


Cesárea Eletiva - são mais de 70 pontos na barriga.

Parto Natural - períneo sem episiotomia, por que nenhuma mulher precisa. Pode até haver alguma laceração, mas não chegará perto de uma episio, e às vezes não precisa nem dar ponto.


Cesárea Eletiva - tu está anestesiada, não sente dor nenhuma, não sente teu bebê nascer, não sente o hormônio do amor agindo naturalmente. 

Parto Natural - tu está na partolândia, sente as dores das contrações, sente teu bebê descendo e nascendo na força e no grito. Nasceu. A dor desapareceu e a ocitocina toma conta. Amor, amor, amor. Que dá vontade de passar por tudo de novo.

Cesárea Eletiva - passada a anestesia, remédios e mais remédios pra dor. Postura curvada. Cuidado pra rir, tossir ou espirrar. Medo de ir no banheiro fazer cocô. Dificuldade pra cuidar do bebê sozinha.

Parto Natural - bebê nasceu. A vida segue normalmente, naturalmente, com uma única diferença, agora com um bebê lindo pra deixar tudo mais feliz!!

E por favor, não digam mais que fizeram cesárea e foi tudo super tranquilo e sem dor.


Se a escolha pela cesárea foi por não querer sentir dor, no parto vaginal,  a mulher tem o direito de uma analgesia. 
Se informem de todos os teus direitos!

Postei esse post no perfil e grupo do Facebook, também foi compartilhado pela página do filme O Renascimento do Parto.
Deu muito o que falar, muitas pessoas não entenderam e acharam que eu estava falando que as mulheres que optaram pela cesárea não amavam os seus filhos, quando eu estava falando da dor e da ocitocina, hormônio do amor que é liberado durante o TP e parto, ele não é liberado em uma cirurgia.

A intenção do post foi dizer que se a mulher escolhe pela cesárea, pra fugir da dor do parto, ela está enganada. A cesárea pode não doer durante, mas o pós operatório é sim bem dolorido, e o pior é que é o momento em que deveríamos estar bem dispostas para cuidar do bebê.
Mais uma vez eu digo que, há mulheres e mulheres. Algumas sofreram horrores no pós, outras nem tanto. Eu mesma, consegui cuidar sozinha desde o primeiro momento. Quando meu marido chegou no quarto, eu já estava de pé, trocando a roupa do Arthur.
Óbvio que atolada de remédios pra dor. Sentia dor ao sentar, levantar, trocar de roupas, tomar banho, não podia rir muito, pra espirrar ou tossir era bem dolorido.

No parto natural, eu senti as dores do trabalho de parto, pari, a dor sumiu, fiquei sentada na cama com a minha filha no colo, comi um pedaço de pizza, me levantei, tomei meu banho sozinha e pronto. Estava pronta pra parir de novo.

Esse foi um dos pontos do post.

Próxima questão: a emoção, os sentimentos.

Não disse em nenhum momento que quem fez cesárea não sente amor pelo filho. Me referi ao hormônio ocitocina, que não é liberada em uma cirurgia, tanto é que colocam a sintética junto no soro.

Os animais quando não parem seus filhotes, e/ou alguém os pega antes que a mãe veja, ela costuma rejeitar, claro que o mesmo não acontece com a gente, humanos, pq pensamos, somos racionais, mas tbm não acontece a liberação de ocitocina durante a cesárea, o que não dá aquela explosão de amor, de sentimentos, de emoção quando vemos o nosso filho.
O que é totalmente diferente em um parto natural, quando nós fazemos o nosso filho nascer, quando nós sentimos ele nascer, e isso não sou eu que falo, não é achismo, é um fato!

Não é mais ou menos amor! É o que se sente na hora do nascimento, e têm sim diferença!! Ô se tem!!
Só quem passou pelas duas experiência pode afirmar isso.
Quando eu vi o Arthur, depois de todos, quando ele já estava limpinho e embrulhado, eu amei ele, mas foi um sentimento diferente, meio ainda sem saber direito o que fazer, eu sabia que ele era o meu filho, que eu o amava, que ele estava dentro de mim, e que naquele momento não estava mais...

Quando eu pari a minha filha, foi uma sensação totalmente diferente, inexplicável! A ocitocina já estava trabalhando há muito tempo...

Odent mesmo disse uma vez "o que será da humanidade se todos nascerem de cesárea?! Que fim levará o hormônio do amor?!"

O leite materno mesmo, demora mais pra descer após uma cesárea.... pq?!
Mais uma vez o hormônio....




 





Nenhum comentário:

Postar um comentário