12 de maio de 2015

Células Mamárias recordam a Amamentação

Nosso corpo é realmente perfeito!!

"Na primeira gravidez de qualquer mulher, acontecem milhares de alterações físicas. Uma das mais visíveis acontece no sistema mamário que, durante nove meses, se prepara para alimentar o bebé recém-nascido. Passada a fase do aleitamento, poder-se-ia pensar que as mamas voltavam ao ponto inicial mas, de acordo com uma equipa de investigadores norte-americanos, a realidade não é essa. Não só os ductos mamários nunca regressam às caraterísticas prévias, como possuem uma “memória” genética que é reativada em cada nova gravidez, facilitando o regresso hormonal ao “modo amamentação”.

Durante a gestação, o sistema mamário é ativado pelas hormonas estrogénio e progesterona. As células dividem-se e formam milhares de ductos – ou pequenas ‘bolsas’ – preparadas para se encherem de colostro e, posteriormente, de leite. Algumas mulheres chegam a produzir líquido mesmo antes de o bebé nascer, tal é a força hormonal envolvida.

A hipótese colocada pelos investigadores do “Cold Spring Harbor Laboratory” (uma instituição privada que, desde 1890, se dedica, entre outras áreas, a estudos sobre genética humana) é a de que a primeira gravidez altera para sempre os recetores genéticos mamários das duas hormonas. E, através de estudos laboratoriais com cobaias, descobriram que isso é verdade. Ou seja, as células ficam preparadas para dar de mamar ao primeiro bebé e a produzir colostro e leite rapidamente para todos os bebés que se seguirem.

Camila dos Santos, uma das investigadoras, afirma que as células envolvidas agem como se “já conhecessem as hormonas”, reagindo através da expansão mais precoce e mais rápida dos ductos mamários. E esta memória, acrescentou em entrevista ao jornal científico “Cell Reports”, permanece ativa durante toda a idade fértil da mulher."



Fonte: Pais & Filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário