7 de outubro de 2014

O cérebro do bebê com 35 e 40 semanas

Na minha opinião, não se deveria optar pela cesárea eletiva, aquela sem qualquer real indicação, agindo assim se coloca em risco a vida de mãe e bebê em 3x mais.
Mas se realmente for muito difícil mudar de ideia, que seja esperado ao menos a mulher entrar em trabalho de parto, por que aí sim saberemos que o bebê está pronto pra nascer.
Antes disso não há como saber, pode ser com 37, 39, 40 semanas... quando o bebê estiver pronto ele vai avisar e a mulher entrará em trabalho de parto!

O texto a seguir foi escrito pelo Dr. Eduardo Cordioli, ginecologista e obstetra, para um artigo publicado em http://www.einstein.br, em 27/09/2013.

"O CÉREBRO DO BEBÊ DE 35 SEMANAS E DE 40 SEMANAS (a importância de não se fazer uma cesárea eletiva antes das 39 semanas) Vejam a diferença significativa em cinco semanas!
Um bebê que nasce entre 37 a 39 semanas tem menor chance de morrer do que se tivesse nascido de 35 ou 36 semanas. Porém, ele corre o risco de precisar de mais recursos como: UTI Neonatal, suportes ventilatórios e até mesmo de ter déficit neurológico por nascer antes do tempo previsto, quando comparado com os que nasceram após 39 semanas. Segundo o ginecologista e obstetra Eduardo Cordioli*, até mesmo a ressonância do cérebro do bebê que nasce de 39 semanas é diferente em relação ao bebê que nasce de 37 semanas. “Há uma alteração no volume da superfície cortical do cérebro, o que mostra que o bebê que nasce após 39 semanas pode ter um melhor desenvolvimento neurológico”. Hoje, a Associação Americana de Ginecologia e Obstetrícia orienta os ginecologistas de que entre 37 e 39 semanas o termo (feto) é considerado precoce, e de 39 a 41 semanas é a época ideal para o nascimento, com menores complicações. Já um bebê que nasce de 34 a 36 semanas tem duas vezes mais risco de necessidade de escola especial e paralisia cerebral. “O agendamento social, seja ele feito pelo médico ou pela mãe, deve ser revisto, pois marcar o nascimento para uma data especial, pode ficar manchado pelo efeito colateral que é nascer antes da hora”, alerta Cordioli."


OS PRINCIPAIS RISCOS DA CESÁREA ELETIVA ANTES DAS 39 SEMANAS:
- Necessidade de suporte ventilatório para o bebê
- Maior chance de ir para a UTI
- Atrapalha a amamentação
- Aumenta a taxa de infecção (por estar na UTI)
- Maior chance de morte

Nenhum comentário:

Postar um comentário