24 de setembro de 2014

Dilatação do colo do útero

"Não existe "não ter passagem". No parto normal o colo do útero dilata, o osso do quadril se abre e a cabeça do bebê estica. É um processo lento, intenso e sutil. Vai muito devagar, dura muitas horas, acontece em um ritmo lento e beeem diferente do nosso ritmo impaciente da geração fast-food que quer tudo pronto agora. Parto é um processo.
É incrível a quantidade de mulheres que justificam suas cesáreas com esta desculpa do "eu não tive passagem":
-"fiquei X horas em trabalho de parto (geralmente menos de 12) e só dilatei 2 cm, meu médico disse que eu não tinha passagem..."
Infelizmente, 2 cm de dilatação não é trabalho de parto ainda, é fase latente, não chegou na fase ativa. Não devia nem ter internado no hospital ainda. Contrações de fase latente não dilatam o colo uterino ao ritmo das contrações de TP ativo. Então, sim, em fase latente é possível passar mais de 12h e dilatar pouquinho, porque não começou ainda! Não quer dizer que quando engatar na fase ativa não vai dilatar. Tem que ter paciência, perseverança e sobretudo respeito ao tempo do processo natural.
DCP ou desproporção cefalo-pélvica, que é quando o bebê realmente é muito grande para passar pelo osso da bacia da mulher, é um acontecimento raro, e o diagnóstico só pode ser feito intraparto, em trabalho de parto já engrenado. Ou seja: não dá para diagnosticar DCP com 2 cm de dilatação."

Por Adele Valarini Doula 



Nenhum comentário:

Postar um comentário