25 de setembro de 2014

Por que uma indução desnecessária, pode acabar em uma cesárea!


O que eu vou falar aqui me incomoda muito, me deixa mal.
Levanta a mão quem ficou extremamente ansiosa no final da gestação?!   o/
Pois é, foi o que eu pensei...
Mas essa ansiedade pode atrapalhar muito pra quem quer um PN.
Muito mesmo!
Pra que não atrapalhe você precisa estar mais que empoderada, você precisa estar segura da sua decisão em esperar o tempo do seu bebê. E isso requer paciência. Paciência pra esperar, paciência com aqueles que enchem o saco pra saber o por que seu bebê ainda não nasceu, paciência com o médico que começa fazer terrorismo e mexer no seu psicológico quando passa das 39 semanas.
Como se não bastasse a sua ansiedade.
É difícil! Eu que sou se não a primeira, a segunda pessoa mais ansiosa da face da terra, sei bem como é! Ô se sei!
Mas eu queria o meu VBAC (parto vaginal após cesárea), então eu tinha que esperar. Só esperando eu ia conseguir.
E como mãe de segunda viagem, eu já sabia que depois dá uma baita saudade da barriga, de sentir os chutes do bebê e que o tempo voa!! Pra que querer acabar tudo de uma vez?!
São só 9 meses do seu filho dentro da barriga e uma vida inteira pela frente com ele aqui fora.
Hoje minha bebê já está com 8 meses, e parece que foi ontem mesmo que eu pari!

Mas o que me fez escrever esse post foi o número de mulheres que cedem a pressão ou da família, ou do médico e com 39/ 40/ 41 semanas são internadas para indução sem sequer sinal de trabalho de parto, ou simplesmente por que a bolsa estourou e elas acham que têm que sair correndo pro hospital.
E o que têm acontecido com elas?!
Essas mulheres não têm parido! Elas acabam numa maca, com braços amarrados, anestesiadas e têm suas barrigas cortadas, pra tirar logo aquele bebê que estava muito bem, obrigada, no lugar mais seguro pra ele. Assim, com pressa. Por que começam a induzir com misoprostol (que pode levar 48h pra começar a fazer efeito), a dilatação não evolui, a equipe não quer esperar, eles querem mais é que acabe logo. Ou assim que ela chega no hospital, não importando como vai o andamento natural da dilatação, já coloca a mulher no soro com ocitocina sintética e o que acontece?! Dores fortes, contrações seguidas, mulher e bebê não têm tempo de se recuperar entre uma e outra.... sofrimento fetal.... cesárea...
Por quê?! Pra quê?!
Se é uma gestante de baixo risco, está indo tudo bem com ela e bebê, por que não esperar?! Qual o problema em esperar o corpo agir sozinho?! Ele vai agir!! Ele iria agir se esperassem!!
Toda mulher entra em trabalho de parto. Todas!!
Isso aqui é um desabafo mesmo! E um alerta pra que outras não passem por isso sem nenhuma necessidade!!
Vamos confiar mais no nosso corpo?!
Lembrem-se que ele foi feito pra isso.
Perfeito pra conceber, gestar, parir e nutrir!

Abaixo, uma cadeia de intervenções. Se puder, evite a primeira!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário