25 de setembro de 2014

Tampão mucoso



Quanto mais próxima a DPP, mais ansiosa a gestante fica. Muitas vezes ela se apavora com a possibilidade de não saber identificar os sinais do início do trabalho de parto. Contrações de treinamento, secreções vaginais mais intensas, líquido amniótico, a saída do tampão mucoso... tudo e nada... são preocupações bastante comuns no final da gestação.
Por isso vamos falar um pouquinho sobre o TAMPÃO MUCOSO.
O colo é a parte do útero que faz ligação direta com a vagina. Ele é grosso e tem uma abertura mínima que dá passagem à menstruação e aos espermatozoides.
Quando a mulher engravida o colo do útero produz uma substância gelatinosa chamada tampão mucoso. Este tampão funciona como uma rolha, vedando a abertura do colo e impedindo a entrada de agentes infecciosos no útero.
No final da gestação, as contrações de treinamento auxiliam no afinamento gradual do colo do útero. Ele se torna mais amolecido (“apagado”) e pode começar a dilatar. Com isso, é possível que o tampão mucoso saia.
O tampão pode sair aos poucos, e nestes casos, muitas vezes, a gestante nem percebe. Pode sair todo de uma vez e pode, inclusive, molhar a roupa. Também pode sair após uma relação sexual ou um exame de toque.
A saída do tampão indica que o corpo da gestante está se preparando para o parto. E NÃO necessariamente que o trabalho de parto está iniciando (pode ainda demorar dias, às vezes semanas, para começar). E, a priori, também não indica risco ao bebê. É possível perder o tampão e ele se formar de novo.
O tampão pode ser translúcido (como clara de ovo), amarronzado, vermelho ou apresentar fios de sangue.
A diferença entre o tampão mucoso e o líquido amniótico é que o líquido da bolsa é líquido mesmo, parecido com a urina, e tem um cheiro que lembra o de cloro.
OBS.: se a gestante estiver com uma secreção muito intensa, estiver com menos de 37 semanas ou se estiver sentindo qualquer tipo de dor ou mal-estar, é fundamental que procure orientação médica.

Fonte: página do Facebook - Humanize-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário