24 de setembro de 2014

Plano de Parto

O plano de parto é um documento onde a gestante coloca tudo o que deseja ou não, que aconteça a ela e ao bebê, durante o pré-parto, parto e pós parto.
Pode ser registrado em cartório, deve ser assinado por toda a equipe que irá atendê-la no parto.
Muitos não sabem, mas é uma recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), e deve ser respeitado.


O modelo abaixo está livre para quaisquer mudanças e compartilhamentos!


"Estamos cientes de que o parto pode tomar diferentes rumos. Abaixo listamos nossas preferências em relação ao parto e nascimento do nosso filho, caso tudo transcorra bem. Sempre que os planos não puderem ser seguidos, gostaríamos de ser previamente avisados e consultados a respeito das alternativas.

Trabalho de parto:

*presença de meu marido e doula.
*sem tricotomia e enema.
*sem perfusão contínua de soro e ou ocitocina
*liberdade para me alimentar e beber líquidos enquanto seja tolerado.
*liberdade para caminhar e escolher a posição que quero ficar.
*liberdade para o uso ilimitado da banheira e/ou chuveiro.
*monitoramento fetal: apenas se for essencial, e não contínuo.
*analgesia: peço que não seja oferecido anestésicos ou analgésicos. Eu
pedirei quando achar necessário.
*sem rompimento artificial de bolsa amniótica.

Parto:

*quero ter a liberdade de escolher a posição na hora do parto.
*prefiro não ser removida da sala de pré parto no momento do período expulsivo.
*prefiro fazer força só durante as contrações, quando eu sentir vontade, em
vez de ser guiada. Gostaria de um ambiente especialmente calmo nesta hora.
*não vou tolerar que façam manobra de Kristeller.
*episiotomia: só em último caso. Não gostaria que fosse uma
intervenção de rotina.
*gostaria que as luzes fossem apagadas (penumbra) e o ar condicionado
desligado na hora do nascimento. Gostaria que meu bebê nascesse em
ambiente calmo e silencioso.
*gostaria de ter meu bebê colocado imediatamente no meu colo após o parto
com liberdade para amamentar.
*gostaria que o pai cortasse o cordão após o mesmo ter parado de pulsar completamente.

Após o parto:

*Se possível ter auxílio da amamentação.
*ter o bebê comigo o tempo todo enquanto eu estiver na sala de parto, mesmo
para exames e avaliação.
*Quero estar ao seu lado nas primeiras horas de vida.

Cuidados com o bebê:


*aspiração orotraqueal e nasotraqueal, somente se necessário.
*não gostaria que fosse aplicado nitrato de prata.
*limpar meu bebê superficialmente, não retirando totalmente o vernix.
*quero que meu bebê tome seu primeiro banho após 24h de vida.
*quero fazer a amamentação sob livre demanda.
*alojamento conjunto o tempo todo.
*que não seja oferecido nenhum outro líquido além do meu leite.

Caso a cesárea seja necessária:


*exijo o início do trabalho de parto antes de se resolver pela cesárea.
*quero a presença da doula e de marido na sala de parto.
*anestesia: peridural, sem sedação em momento algum.
*na hora do nascimento gostaria que o campo fosse abaixado para que eu possa vê-lo nascer.
*gostaria que as luzes e ruídos fossem reduzidas e o ar condicionado desligado.
*após o nascimento, gostaria que colocassem o bebê imediatamente sobre meu peito e que
minhas mãos estejam livres para segura-lo.
*gostaria de permanecer com o bebe no contato pele a pele enquanto estiver na sala de cirurgia sendo costurada.
*também gostaria de amamentar o bebê ainda na sala de parto e ter alojamento conjunto o quanto antes.

Agradeço muito a equipe envolvida e a ajuda para tornar esse momento especial e tão importante para nós em um momento também feliz e tranqüilo como deve ser.

Muito obrigada.


Data:

Assinatura dos pais

Assinatura do médico obstetra

Assinatura do pediatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário